professores
Rev. Ronaldo cavalcante

Rev. Ronaldo cavalcante

Formação Acadêmica 

Possui Graduação em Teologia Pastoral pela Faculdade Teológica Batista de Brasilia (1983), convalidado na Escola Superior de Teologia-RS e apostilado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Teologia Dogmática – Universidad Pontificia de Salamanca (1992) e Doutorado em Teologia Dogmática – Universidad Pontificia de Salamanca (1998), convalidado em 2005 na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

2002 a 2011 – foi professor adjunto 2 na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, nas áreas de Teologia, Ciências da Religião e Filosofia da Educação. Tem experiência na área de teologia, com ênfase em Teologia Dogmática, atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia Monástica e Escolástica, Reforma Protestante e Cultura, Reforma Protestante e Humanismo e História da Espiritualidade Cristã, Filosofia Política Moderna e da Educação. Membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progreso da Ciência. Membro da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Membro da FTLB – Fraternidade Teológica Latino Americana – Brasil. Em junho de 2009 finalizou seu ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORAMENTO na Faculdades EST de Teologia – São Leopoldo-RS, sob supervisão do Dr. Rudolf von Sinner. Título da pesquisa: “A CIDADE E O GUETO – Prolegômenos a uma Teologia Pública Protestante face ao Neofundamentalismo Evangélico no Brasil”.

Fevereiro 2010 a Janeiro 2011 – trabalhou como Pesquisador – Visitante na Faculdades EST de São Leopoldo-RS, no departamento de Pós-Graduação.

Março de 2012 – é professor de graduação e Pós-Graduação em regime de tempo integral na Faculdade Unida de Vitória-ES. Nesta IES.

2014-2015 – criou e coordenou a Cátedra de Teologia Pública e Estudos da Religião e seus dois Núcleos de Pesquisa.

Fevereiro de 2014  – está como pesquisador na NPDU da Faculdade de Direito da UniEvangélica em Anápolis GO. Nesta instituição ministra as disciplinas Ética, Cidadania e Espiritualidade e Orientação Profissional e Formação Humanística.

Janeiro de 2016 – esteve como Visiting Scholar no Princeton Theological Seminary em Princeton-New Jersey, até Janeiro de 2017, sendo bolsista da CAPES por meio do Estágio Sênior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?